Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Supremo proíbe municípios de cobrarem taxa de incêndio

Maioria entendeu que prefeituras não têm competência para instituir tributo sobre segurança. Segundo relator, contribuintes poderão pedir à Justiça ressarcimento.

Publicado por Adryelle Gomes
há 7 anos

O Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu, nesta quarta-feira (24), municípios de cobrarem taxas de combate a incêndios. Como tem repercussão geral, a decisão deverá ser seguida por todas as prefeituras do país.

Segundo o ministro Marco Aurélio Mello, relator da ação, a partir da decisão do STF, contribuintes poderão inclusive pedir à Justiça o ressarcimento dos valores pagos, desde que limitados aos cinco anos anteriores à apresentação da ação.

No julgamento, os ministros analisaram recurso do município de São Paulo contra decisão do Tribunal de Justiça do estado que havia derrubado a cobrança do tributo.

Votos

Por 6 votos a 4, a maioria dos ministros manteve a decisão, por entender que município não pode cobrar por serviço de segurança pública, atividade de responsabilidade do governo estadual.

Além disso, consideraram que taxas só podem ser cobradas por serviços “divisíveis” – isto é, que podem ser prestados individualmente aos cidadãos –, e não por universais, para atendimento geral, como o combate a incêndios.

“Nem mesmo o estado poderia, no âmbito da segurança pública revelada pela prevenção e combate a incêndios, instituir validamente a taxa”, declarou Marco Aurélio Mello em seu voto.

Acompanharam o relator, contra a cobrança da taxa de incêndio, os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia.

A favor da possibilidade de cobrar a taxa votaram os ministros Luiz Fux, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. Celso de Mello não votou porque estava ausente da sessão.


Fonte:

Por Renan Ramalho, G1, Brasília

24/05/2017

  • Sobre o autor"A sua índole define a vida que você tem!"
  • Publicações28
  • Seguidores319
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1084
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/supremo-proibe-municipios-de-cobrarem-taxa-de-incendio/461921808

Informações relacionadas

Posocco Advogados Associados, Advogado
Notíciashá 7 anos

STF determina que prefeituras são obrigadas a devolver “taxa de incêndio”

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Essa decisão engloba a taxa de incêndio cobrada pelos Estado? continuar lendo

Boa Tarde!

Caríssimo Aloizio, pelo entendimento dos Ministros na decisão em epígrafe, o tema restringe-se a cobrança realizada pelos municípios brasileiros.

Contudo, cumpre ressaltar, que pela natureza intrínseca da "TAXA", conforme ressaltou o próprio relator em sua decisão, em verdade, sequer os Estados poderiam cobrá-la (a taxa de combate a incêndios).

Isso porque, em que pese a notícia que publiquei:

(....) consideraram que taxas só podem ser cobradas por serviços “divisíveis” – isto é, que podem ser prestados individualmente aos cidadãos –, e não por universais, para atendimento geral, como o combate a incêndios.

“Nem mesmo o estado poderia, no âmbito da segurança pública revelada pela prevenção e combate a incêndios, instituir validamente a taxa”, declarou Marco Aurélio Mello em seu voto."

Sem mais para o momento, agradeço seu comentário, e espero ter conseguido sanar sua dúvida.

Att.
Dra. Adryelle Gomes. continuar lendo

Boa tarde Dra. Adryelle.

É possível conferir essa decisão na página do STF? Se sim, você teria o caminho específico dentro do site para acessar esse conteúdo?

Conclui-se portanto que a taxa cobrada pelo estado é indevida? continuar lendo

Boa noite Dra.

Já encontrei, obrigado. Recurso Extraordinário 643247

http://www.stf.jus.br/portal/diarioJustica/listarDiarioJustica.asp?tipoPesquisaDJ=AP№=643247&classe=RE continuar lendo